Uma ação educativa da Transalvador abordou cerca de 200 motociclistas na última sexta-feira (25) na Av. Jequitaia, na Calçada. Dez motociclistas puderam trocar os capacetes em mau estado de conservação e fora dos padrões regulamentares por novos e conforme a legislação. Durante a ação foram distribuídos, ainda, brindes e materiais educativos para os condutores.
🛵Segundo a Gerente de Educação para o Trânsito, Mirian Bastos, a iniciativa, em parceria com a Ares Motos Honda e com a 99, foi em alusão do Dia do Motociclista, celebrado no domingo (27). As abordagens educativas são uma das ações que integram o programa Vivo na Moto, mantido pela autarquia municipal de trânsito.
🏍️Durante a ação, os agentes e técnicos da Gerência de Educação para o Trânsito da Transalvador alertaram sobre os riscos de conduzir motocicleta sem os equipamentos obrigatórios. Foi informado a eles que Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem vestuário aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é uma infração de natureza gravíssima, o proprietário está sujeito a 7 pontos na CNH e a uma multa no valor de R$ 293,47, conforme determina o art. 244, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
🚨Segundo a Resolução 940, de 2022, do Contran, para fiscalização, os agentes de trânsito devem observar se o capacete é certificado pelo Inmetro, se está devidamente afixado à cabeça, a aposição de dispositivo retrorrefletivo de segurança nas partes laterais e traseira do capacete motociclístico e o estado geral do capacete, buscando avarias ou danos que identifiquem a sua inadequação para o uso.