terça-feira, 18 de maio de 2021

Semana de Segurança no Trânsito da ONU


A Transalvador participou, nessa segunda-feira (17), da abertura da Semana de Segurança no Trânsito da ONU. A transmissão online reuniu entidades de todo o mundo que estão engajadas nas ações de redução de acidentes e lesões no trânsito e lançou oficialmente a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030.

Este ano a Semana, que é celebrada entre os dias 17 e 23 de maio de 2021, tem como lema “Ruas pela Vida” (Streets for Life), defendendo limites de 30 km/h (#Love30) como norma em vias onde as pessoas e o tráfego de veículos mais se misturam. Com isso, a OMS visa angariar compromissos em nível nacional e local para garantir o cumprimento de velocidades baixas em vias urbanas, conquistar apoio local para termos cidades mais seguras, saudáveis, verdes e habitáveis. "É a oportunidade de alertar a sociedade para a importância do respeito e a responsabilidade de cada um no trânsito", frisa Mirian Bastos, Gerente de Educação para o Trânsito, da Transalvador e Coordenadora do Comitê Vida no  Trânsito de Salvador.

As Semanas Segurança no Trânsito da ONU são promovidas desde 2007 segundo um planejamento feito pela OMS e a Colaboração das Nações Unidas pela Segurança no Trânsito, com o objetivo de aumentar a conscientização global sobre a prevenção de lesões e mortes no trânsito.

Zona 30 - Este é um novo conceito de engenharia ONU de tráfego que integra, este ano, as ações da Semana Global de Segurança Viária promovida pela ONU. Criado na Alemanha e adotado por diversos países e capitais brasileiras, esse novo planejamento viário visa delimitar áreas urbanas mais seguras para pedestres e ciclistas, com a limitação da velocidade dos carros a 30 km/h. Inclusive, as cidades que adotaram o projeto já tiveram redução no índice de acidentes com vítimas.

Na capital baiana, um projeto semelhante – o Trânsito Calmo – foi implantado na Pituba, Barra e Rio Vermelho. Os primeiros locais que receberão o Zona 30 são o entorno da Igreja do Bonfim e a região do Greenville e Patamares. As datas das implantações nesses dois locais serão anunciadas em breve.









Nenhum comentário:

Postar um comentário