segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Membros da Transalvador são destaque em livro sobre trânsito


 


Para falar de um assunto como o trânsito com tanto domínio e paixão, só mesmo para quem o tem como propósito do seu ofício diário. Na noite desta quarta-feira (04), no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o lançamento do livro Reflexões sobre Trânsito deixou isso comprovado. A publicação reúne artigos sobre a temática e tem, entre a maioria dos seus autores, cinco membros da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). 

Os trabalhos publicados nessa coletânea foram feitos como conclusão do curso de especialização em Gestão de Trânsito. A junção entre academia e órgão de trânsito possibilitou, sobretudo, registrar as experiências de êxito que a Transalvador teve nos últimos anos.

“Isso representa um legado, de conhecimento e perspectiva de que nós podemos contribuir com a mudança de comportamento das pessoas através do estímulo e desenvolvimento de habilidades. Deixa registrado como fazer e os resultados alcançados”, explica Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito (Gedut) da Transalvador e veterana em publicações do tipo. O artigo de Bastos relata as vivências na área de Educação para o Trânsito em Salvador envolvendo jovens da graduação dos cursos de jornalismo, comunicação e publicidade em 2019.    

De forma lúdica e didática, o programa Crianças Condutoras do Futuro, desenvolvido coordenado por Bastos na Transalvador, debate os conhecimentos básicos e responsabilidades sobre o trânsito com estudantes de Salvador. Desde que se iniciou na Transalvador, em 2011, cerca de 49 mil estudantes já assistiram às palestras do Crianças Condutoras do Futuro, que passou por 640 unidades de ensino da cidade.

Números de Trânsito Coordenador de eventos da Transalvador, Janivaldo Rosário entende a mortalidade no trânsito como uma epidemia que, anualmente, tira a vida de milhares de pessoas no mundo. “A grande motivação para o meu artigo é alertar sobre a quantidade de acidentes e a mortalidade no trânsito, informando os mecanismos que Salvador adotou para conseguir reduzir esses números na última década”, explica Rosário, agente de trânsito há 39 anos.

A capital baiana foi destaque internacional por ter sido uma das cidades a superar a meta da Organização das Nações Unidades (ONU) para redução de 50% de mortes no trânsito na década 2011-2020. Uma das estratégias utilizadas para atingir o feito foi a intensificação das blitze da Lei Seca, tema do trabalho do gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Neri. 

Segundo o gerente, a ideia de fazer este artigo surgiu de observar a redução no número de mortos por acidentes na cidade ao longo dos últimos anos. “A influência da operação Lei Seca é importante para gerar a mudança de comportamento das pessoas, ou seja, uma parcela significativa da população que cria a consciência de não fazer a junção do uso do álcool com a direção o que, consequentemente, reduz a mortalidade”, frisa Neri.  

Reflexões sobre o Trânsito  Já o supervisor de área da Transalvador, José Hage, abordou em seu trabalho a importância da tecnologia da informação e comunicação na gestão do tráfego da capital baiana. “Informática, monitoramento digital e semáforos inteligentes são recursos tecnológicos que, junto aos nossos sistemas de informação, como o Núcleo de Operação Assistida (NOA) nos permitem coletar informações e analisar os dados que vão nos ajudar a gerir melhor o trânsito de Salvador”, pontua Hage. 

Prestigiando o evento, Marcus Passos, superintendente de trânsito de Salvador, parabenizou os colegas pelo feito. “Me sinto honrado, tanto como gestor desta autarquia, como cidadão, em comprovar que temos profissionais tão dedicados e empenhados ao tema trânsito. Isso traz a certeza de que estamos fazendo um trabalho“, comenta. 

O livro, que foi coordenado pelos professores Antônio Francisco Costa e Nelma de Jesus Barreto, pode ser adquirido

Nenhum comentário:

Postar um comentário