terça-feira, 26 de julho de 2022

Educação para o Trânsito: Cerca de 5 mil pessoas assistiram palestras promovidas pela Transalvador no primeiro semestre.

 Uma educação no trânsito de nota 10! Foi o objetivo da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) ao promover, gratuitamente, ações educativas em 54 escolas públicas e privadas e em 18 empresas nos seis primeiros meses do ano. Ao todo, aproximadamente 5 mil estudantes e funcionários puderam aprender de forma lúdica e na prática as condutas adequadas para a promoção da segurança viária. 


As palestras integram dois programas mantidos permanentemente pela Transalvador, por meio da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut). O primeiro é o Cidadão no Trânsito, que promove encontros em escolas públicas e privadas. Crianças e adolescentes têm contato de maneira divertida com as regras de parada e circulação nas vias. Equipes da Transalvador também vão para empresas, com o projeto Condutor Cidadão, conversar com motoristas e funcionários sobre as normas e posturas corretas no trânsito. 

Unidades educacionais dos setores público ou privado e empresas podem solicitar as palestras sem custo algum. Para fazer o agendamento, basta o responsável pela unidade entrar em contato com a Gedut, por meio do e-mail transalvadorgedut@gmail.com ou do telefone (71) 3202-9163.   

“Acreditamos que um trânsito mais humano e seguro é resultado de uma sociedade consciente. E a educação é fundamental nesse trabalho de mudança da cultura dos cidadãos na promoção da segurança viária. Por isso investimos nessas e em outras diversas ações para prevenção de acidentes no trânsito”, explica Marcus Passos, superintendente de Salvador. 

*Outras iniciativas* – Além das palestras, no primeiro semestre      a Transalvador retornou com a Operação Volta às Aulas, que visa orientar e sensibilizar pais, responsáveis e estudantes nas portas das escolas. A ação tinha sido suspensa devido à pandemia. Este ano, toda a operação foi reestruturada, com uma campanha de comunicação diferente. As abordagens dos agentes também foram atualizadas em relação às novidades da lei. Durante a operação, que aconteceu em 14 escolas geradoras de tráfego, foram distribuídos panfletos e cartilhas com conteúdo educativo.

Além disso, durante o Maio Amarelo, mês dedicado à segurança viária, a Superintendência promoveu ações durante as quatro semanas. Dentre as principais iniciativas estão a campanha de mídia de massa em TVs, rádios, outdoors e mega painéis voltada aos motociclistas, circuito de bike para crianças no Farol da Barra, passeio ciclístico e abordagens de conscientização nas faixas de pedestres. 

*Mais ações educativas* – O segundo semestre de 2022 começou com mais uma edição da Operação Volta às Aulas. A Transalvador já está planejando outras diversas ações educativas. A população pode aguardar porque ainda este ano a autarquia municipal vai promover a segunda edição dos Embaixadores da Educação para o Trânsito e do tradicional Concurso de Desenhos Infantis. Para a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre em setembro, programação especial durante sete dias já está sendo elaborada. 

*Mirian Bastos, gerente de educação para o Trânsito da Transalvador, destaca outras iniciativas que serão realizadas e reforça a importância das ações educativas como forma de sensibilizar o cidadão desde as idades iniciais. “Neste segundo semestre continuaremos com os ciclos de palestras em escolas e empresas. Já estamos também produzindo o Fórum Vida no Trânsito, quando reforçaremos esse diálogo com a sociedade. A educação tem se mostrado um importante instrumento para aproximação com o cidadão e de mudança de cultura”, afirma.*








Nenhum comentário:

Postar um comentário