segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Transalvador recebe representante nacional do Projeto Vida no Trânsito

O Núcleo de Operação Assistida (NOA) da Transalvador foi visitado, na manhã desta segunda-feira (18), por Vitor Pavarino, responsável pelo Projeto Vida no Trânsito (PVT) e consultor da Organização Pan-Americana de Saúde, vinculada à Organização Mundial de Saúde. O PVT é a mais importante iniciativa governamental do país para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. Ele apontou como principais problemas no trânsito brasileiro o excesso de velocidade e o consumo de bebida alcoólica ao dirigir.
O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, apresentou o NOA, mostrando as ações e resultados obtidos a partir investimento em fiscalização, engenharia de tráfego e monitoramento. “Em quatro anos, já estamos bem próximos de alcançar a meta de redução de 50% nas mortes por acidentes de trânsito, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a década. Nosso índice, entre 2012 e 2016, foi de redução de 45%”, lembrou Muller.



Durante a visita técnica, Pavarino apresentou um balanço das ações do projeto em todo o Brasil, demonstrando sua interface com os outros países do mundo e propondo ações que irão impactar positivamente o trânsito da capital baiana. “É extremamente importante incluir as universidades no projeto”, disse, ao explicar a necessidade de adotar a metodologia científica para identificar os pontos críticos e executar mudanças efetivas no trânsito.
Pavarino também afirmou que, para a prevenção de acidentes, lesões e mortes, não somente os órgãos de trânsito devem estar envolvidos, mostrando a importância da participação da sociedade civil, das organizações não-governamentais, além do setor público, representado por órgãos de saúde, educação e até de segurança.
A visita técnica também teve a presença de Bernardo Viana, diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). O PVT nasceu em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário